quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Twitter é a rede social mais utilizada por empresas

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), aponta que 65% das empresas já estão presentes nas redes sociais. Apesar da alta adesão, pois apenas 7% consideram que utilizá-las seja de fato imprescindível. Longe disso, a maioria encara apenas como uma iniciativa desejável (47,9%). “Apesar das redes sociais estarem num patamar de alta utilização pelas empresas, elas ainda são vistas como um canal complementar. Ou seja, todos entendem como um meio de comunicação muito importante, mas não fundamental. A maioria ainda está em fase de teste, buscando entender como isso realmente pode agregar ao seu negócio.”, acrescenta Richard Lowenthal, Diretor Executivo do Ibramerc. 

As redes sociais mais utilizada entre as empresas são: Twitter (84%), YouTube (62%) e Facebook (61%). O Twitter foi considerado como a rede social mais relevante para 42% das organizações. Para Lowenthal, “o twitter é a onda do momento no que se refere às redes sociais. Diferente de outras, demanda menos esforço de atualização”.
Para 45% dos pesquisados, o fortalecimento da marca foi apontado como o maior benefício trazido pelas redes sociais...
Veja a matéria na íntegra no site da Ibramerc.

Na minha opinião, algumas empresas ainda não priorizaram a utilização das redes sociais por entenderem que estarão abrindo um canal para que seus clientes e consumidores reclamem.
Contudo, vale lembrar que esses clientes já possuem perfis no twitter,  facebook, Orkut, YouTube e até mesmo Blog. Por isso, eles irão elogiar ou reclamar, dependendo da experiência positiva ou negativa que tiveram com a marca, durante o processo da compra de um produto ou da contratação de um serviço.
Sendo assim, acredito que pior do que ouvir reclamações, é não ter esse feedback dos clientes e ainda deixá-los falando sozinhos, sem mostrar a versão da empresa e o quanto estão trabalhando para melhorar.
Outro ponto importante a ser considerado é que o Google, por exemplo, já está utilizando as redes sociais para classificação do PageRank e Posicionamento na busca orgânica.
Qual a Empresa que não deseja aparecer na 1a. página do Google, quando um usuário busca informações sobre sua marca, seus produtos e serviços? 
E qual dessas empresas não deseja que o resultado dessa busca, apresente ao usuário a 1a. página  do Google somente com informações positivas? (site, blog, twitter, Facebook, linkedin, YouTube, Flickr, etc)? 
Para ter benefícios através das redes sociais, é imprescindível ter estratégias, pessoas especializadas para executá-las e conteúdo relevante!

Nenhum comentário: