quarta-feira, 28 de abril de 2010

ProXXIma 2010 - Foi muito bom!

Pessoal, o ProXXima 2010 foi muito bom!


O evento reuniu mais de 2.000 pessoas no primeiro dia de feira e seminário.




O ProXXIma 2010 começou às 10 horas com Pyr Marcondes, diretor da plataforma ProXXIma, do Grupo M&M, apresentando a evolução de todos os canais da plataforma - rádio, cinema, portal, redes sociais, eventos, revista e página no jornal Meio & Mensagem. 
A novidade foi a versão beta da revista ProXXIma para iPad, apresentada por Ricardo Longo, da FingerTips, responsável pela aplicação.




Em seguida, Lara Lee, integrante do comitê executivo da consultoria norte-americana Jump Associates, especializada em estratégia. Ela trabalhou 14 anos como executiva de marketing, gerente geral e vice-presidente de atendimento a fãs na Harley-Davidson nos Estados Unidos. Lara contou a experiência da criação da comunidade da marca. Foram duas horas de importantes e conclusivas informações. Ela revelou as regras para maximizar o poder da comunidade em torno da marca. Entre as lições estão: A marca não pode viver em silos, ela precisa entrar na comunidade; a comunidade serve às pessoas, não à marca; abrir mão do controle para criar paixão; e entender que o conflito é construtivo. "A ferramenta não é estrategia, confundindo comunidade de marca com redes sociais", complementou Lee.

A tarde começou com o debate sobre mulheres digitais. Giuliana Tatini, diretora de redação do Potal M de Mulher, Andiara Petterle, CEO do Bolsa de Mulher, e Alessandra Blanco, editora executiva de estilo de vida do iG (do qual o Canal Delas faz parte), com a moderação Cecília Troiano, do Grupo Troiano de Branding, mostraram o que as mulheres estão fazendo e o que elas procuram na web.

Alessandra contou para o mercado de comunicação e marketing que 59% das usuárias do portal Delas, do Ig, clicam em anúncios publicitários online e 55% das mulheres compraram pela web no último ano.

Andiara, do Bolsa de Mulher, reforçou o poder de compra das mulheres. Segundo ela, as mulheres gastam 23 trilhões de dólares por ano no mundo. "As brasileiras gastam 39 horas na internet por semana. Esse é um público que não pode ser deixado de lado", disse. E o que elas querem? Para as debatedoras, o que as mulheres procuram são conteúdos customizados e relevância.

O último debate do primeiro dia do ProXXIma 2010 foi Mobile Rock´n Roll. Rodrigo Veloso, do Google, Gabriela Viana, da Motorola, Osvaldo Barbosa, da Microsoft, e Leo Xavier, da PontoMobi, com a moderação da jornalista Débora Fortes, diretora de redação da Info Exame, discutiram as possibilidades do mobile marketing no Brasil. Para Veloso, do Google, no Brasil, a penatração de ações mobile ainda é pequena. "Apesar de ansiosos para vermos o Brasil com destaque nesse mercado, acreditamos que esse momento ainda não chegou", disse.

Gabriela Viana, da Motorola, reforçou a tese de Veloso, de que esse é um mercado ainda pequeno no país. "São cerca de 20 milhões de dólares ao ano. Um número ainda pequeno". No contraponto do Google e da Motorola, Léo Xavier, da PontoMobi, mostrou que os números absolutos e não percentuais do mobile no Brasil são mais animadores. Segundo ele, são mais de 14 milhões de smartphones e 20 milhões de usuários de internet móvel no país. "Isso representa um acesso muito maior do que o de leitores das maiores revistas do país", afirmou. Xavier apresentou dois cases das marcas Sundown e Luftal. Para a marca de protetores solar a PontoMobi criou um aplicativo para iPhone com a utilização de geolocalização e serviços como despertador para avisar o usuário para passar o protetor. Para Luftal, a solução foi um game, que segundo Xavier, é uma das formas mais eficientes para conquistar os usuários.

Em seguida, Osvaldo Barbosa, da Microsoft, afirmou que o mercado está cada vez mais disputado. "Os fabricantes de PCs estão começando a fabricar celulares também", disse. Para Barbosa, as opções e formatos de publicidade pelo celular irão aumentar com aparelhos que irão aumentar e melhorar a navegabilidade na internet.

Fonte: ProXXIma

Além de tudo isso, ainda conversei com o Apresentador do Programa Globo Esporte, Tiago Leifert, que, além de ser um profissional nota 10, que revolucionou o Globo Esporte, é super simpático.


Confiram a participação da Media Factory e Equipe no meu YouTube

Um comentário:

Aristeu Livingstone disse...

Olá Andréa!

Eu não pude ir a esse ótimo evento, mas um dos temas que mais me chamou a atenção foi sobre as Mulheres no mercado digital.
Então acabei fazendo um post no meu blog com insights que tive.
Se você e os demais leitores se interessarem e puderem participar do brainstorm que estamos fazendo, é só clicar no link: http://migre.me/IkiJ.

Um abraço e até mais!